segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

3º Encontro de Te&So - Carnaval 2017

Venha soltar seu primitivo, sua criança, seu animal....
2 módulos ROOTS em Visconde de Mauá

"A pergunta é: onde foi parar nosso aventureiro? Onde está nossa criança íntima ou nosso primitivo, toscos sim, mas cheios de vida? Em forma muito atenuada eles passaram por inteiro para nossa conversação, para nossas desculpas, para nossos autoelogios intermináveis. A conversa com os outros se transforma magicamente em um palco, onde cada qual exibe as virtudes que mais gostaria de ter e critica os defeitos do outro, tudo com gestos, caras e vozes que são começos de ação. São atores, e não heróis. Tristes atores, porque onde não há risco não há aventura. E no discurso interminável não há risco nenhum. [...] As pessoas precisam ter a ilusão de estar fazendo muita coisa a fim de não perceber as muitas coisas que há para fazer e não são feitas, porque exigem coragem, decisão e o afrontar ou o confrontar-se com outros. [...] nós reprimimos demais nossa criança, nosso primitivo e sobretudo nosso animal. Não somos capazes de ter prazer, de nos mostrar alegres, de brincar. Como não fazemos nada disso e como tudo isso é essencial, passamos tudo isso para o eterno papo furado de todo dia, conversa sem sentido vital, porém com um certo ar de palco sobre o qual cada um se exibe na sua hora. O falador interminável é um aventureiro frustrado. Ele conta todas as aventuras que não viveu. [...] o que temos nós a ensinar para as crianças sobre a arte de viver?"
Minha querida mamãe, p. 182-183, José A. Gaiarsa

"A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade."  Paulo Freire


 -------------------------

 Estarei atualizando uma programação dia 22, quarta-feira. Essa publicação é para contextualizar o momento.
 No FDS que passou, 18 e 19 de fevereiro (lua minguante) começou um projeto que estava parado, a CASA DA CECI. Uma pequena casa em bioconstruição, que agora será executada como parte de um TCC de 3 estudantes de engenharia. Pretendemos no decorrer de 2017 fazer mutirões e construir o que der dessa casa.





 O projeto inicial era térreo, com um pequeno mezanino e um mirante.
Na conversa do primeiro dia, nos animamos em ampliar o projeto e jogar o quarto pro segundo andar, e no segundo dia, me inspirei e propus manter o mirante num terceiro andar e mudar as escadas do 2º andar. Acima um esboço da planta do térreo.
O segundo módulo deste evento de carnaval, que chamo de 3º Te&So acontecerá com a presença dos estudantes no 2º fds deles de trabalho, como iremos mexer na terra, preparando a infraestrutura, chamamos o FDS de 4 e 5 de março de Encontro do TATU (do bem). 
-------------------------------
Como durante o carnaval a equipe da Casa da Ceci não poderá participar, centraremos o foco em outras propostas de bioconstrução, provavelmente o Canto do Ruda, uma estrutura de madeira nas árvores, mas isso só saberemos mesmo nos dias....
 Por enquanto temos uma reserva de São Paulo, o Gabriel. Temos 2 pré-reservas de Sampa e interior de Minas, a Alice e a Larissa. E um casal de Resende, Karine e Rogério.
De Mauá, a Carolina está interessada.
E hoje, segunda (20/02) apareceram 10 pessoas interessadas de Minas Gerais, em dois contatos diferentes.
Assim, conforme houver mais confirmações, atualizo na postagem do dia 22, quarta.

(atalização de 22/02 - Gabriel/SP confirma, Alice/SP desistiu, Larissa/MG parou de se comunicar. 8 pessoas de MG estão vindo de carona. E a Ana e Carolina, ambas de Mauá devem aparecer no sábado.
Pra sessão de ayahuasca temos, Ricardo e +1 vindo de Paraty e Karine e Rogério de Resende)

Rui Takeguma
 Pra quem não leu ainda sobre o evento, vejam a

Cuidando do meu canto pra aparecer as borboletas, pros meus filhos e pra quem se interessar por Te&So...